O Youtube acabou de divulgar um fundo de US$ 100 milhões para pagar criadores de vídeos originais no Shorts
Leia maisSer um profissional de referência parece algo muito difícil e trabalhoso, mas na internet é muito mais fácil do que parece.
Ser autoridade no seu ramo pode parecer algo muito distante, mas acredite. Não é!
A gente tende a imaginar que se tornar uma referência exige muito estudo, muita dedicação e muita sorte ou talento, o que está correto, mas apenas no seu próprio campo de observação. Você sempre verá como autoridade pessoas que estejam acima de você, alguém que tem um melhor currículo que o seu, ou mais conhecimento na sua área, ou simplesmente que tem mais poder financeiro do que você. Agora, se perguntar para um leigo quem é melhor profissional da área, ele não saberá responder, porque não vive a sua realidade.
Por outro lado, caso você o escute, entenda e resolva um determinado problema utilizando o seu conhecimento, automaticamente, na cabeça dele, você passa a ser autoridade.
Quem é referência em elétrica na sua cidade? Talvez você não saiba porque sua carreira não tem nada a ver com elétrica, mas se precisar resolver um curto circuito, o primeiro que se mostrar capaz rapidamente se tornará autoridade para você.
O mesmo vale para jardinagem, pintura, medicina, odontologia, matemática, computação. Você pode entender praticamente zero de qualquer dessas áreas, o que faz com que qualquer profissional minimamente qualificado seja suficientemente bom para que você o considere como referência, alguém para tirar suas dúvidas, alguém que merece seu dinheiro porque consegue resolver um problema seu.
Com seus clientes é a mesma coisa. Talvez eles não conheçam o ser humano com maior conhecimento na sua área que exista, mas se você for bom o suficiente para entender e resolver o problema, para o cliente é perfeito. Você é autoridade!
Poucos profissionais entendem isso e acabam buscando clientes de maneiras intuitivas, como criando um Instagram profissional, pagando anúncios, falando sobre sua formação, seus conhecimentos, as vantagens dos seus serviços ou produtos.
A venda acontece assim, mas tende a ser muito mais difícil. Pense comigo, se você tem um carro e o mecânico do seu bairro posta fotos dos carros que ele conserta, você o seguirá? Talvez sim, por empatia, amizade. E se o mesmo mecânico postar no informações relevantes como por exemplo formas de você mesmo cuidar do seu carro, prevenir problemas, ter mais segurança, aumentar a vida útil do veículo, você o seguirá? Bem mais provável que sim, não concorda? Isso porque o mecânico não está falando dele, mas de você, dos seus problemas, das suas dúvidas. Você achará o conteúdo importante, vai seguir ele, engajar com as postagens, irá considera-lo uma autoridade no ramo e, quando seu carro quebrar, adivinha quem você vai procurar?
O segredo é falar sobre o problema dos seus clientes, é disso que eles querem ouvir, e não da sua formação ou seus diplomas e certificados. Mesmo que você não seja uma referência bibliográfica na sua área, pouco importa, o conhecimento que você tem é mais que suficiente para resolver rapidamente os problemas de muitas pessoas. Isso é só o que você precisa para vender.
Muitos profissionais nas últimas décadas entenderam isso e se utilizaram de uma estratégia bastante inteligente: Escrever um livro.
Essa estratégia automaticamente os faz ser referência no ramo em que atuam, pois passam a ganhar visibilidade no mercado. Caso você pudesse se consultar com um profissional Best Seller, você faria? Lógico que sim! Nem ao menos passaria pela sua cabeça avaliar o currículo, as experiências, os certificados, o simples fato de ser um autor de um livro é mais que suficiente para que ele seja uma referência para você.
Hoje ainda é possível escrever um livro, mas é um caminho bem difícil e com grandes chances de dar errado. Porém, com a internet, o caminho para se virar autoridade foi democratizado e qualquer pessoa pode fazê-lo.
A forma mais inteligente e simples é através de um Blog, onde você deve postar conteúdos frequentes sobre os problemas que seus clientes enfrentam. Conforme o Blog for crescendo, os artigos vão aparecer com mais frequência nas buscas do Google e o mercado irá cada vez mais seguir os seus ensinamentos e procurar você como profissional.
E se é tão simples, por que não tá todo mundo fazendo?
A resposta também é simples, são basicamente dois motivos: 1 – Desconhecimento da grande maioria dos profissionais sobre essa possibilidade; e 2 – O resultado vem no médio e longo prazo, e hoje somos todos imediatistas, queremos resultado rápido.
Uma maneira de ter resultado rápido é pagar um anúncio no Instagram. Há alguma chance de você fechar negócio, porém, pode ser que não feche nenhum e só gaste dinheiro, e mesmo se conseguir um cliente, para conseguir outros precisará continuar pagando e sem qualquer garantia de retorno.
Um Blog não gera resultado rápido, mas é garantido que o resultado virá. Talvez demore alguns meses, ou anos, mas se você postar com frequência não tenha dúvidas que os clientes irão aparecer e correr atrás de você. E o melhor: de forma orgânica e consistente. Mesmo que você pare de postar, os conteúdos que escreveu ficarão para sempre nos resultados do Google e continuarão dando retorno para você, o completo oposto do que acontece nas mídias sociais.
O Youtube acabou de divulgar um fundo de US$ 100 milhões para pagar criadores de vídeos originais no Shorts
Leia maisSer um profissional de referência parece algo muito difícil e trabalhoso, mas na internet é muito mais fácil do que parece.
Leia maisO aplicativo não irá mais apagar contas de usuários que não aceitarem os novos termos. Mas vai dificultar.
Leia maisFazer mídia paga pode dar uma acelerada nos seus resultados. Conheça um pouco das duas maiores ferramentas do mundo
Leia mais